Home Maranhão Duas pessoas morrem após serem atingidas por raio

Duas pessoas morrem após serem atingidas por raio

Duas pessoas morreram após serem atingidas por um raio no povoado Baixo do Jatobá, zona rural do município de Buriti de Inácia Vaz, a 30 quilômetros da capital.

De acordo com informações da coordenação do Posto de Saúde Oswaldo Faria, localizado no centro de Buriti, José Santos Macedo, de 60 anos, e Denilson Rodrigo de Sousa Chagas, 19 anos, estavam se protegendo de uma chuva embaixo de um pequizeiro quando foram atingidos pela descarga elétrica.

Uma ambulância do posto de saúde chegou a ser acionada por populares, mas as vítimas já chegaram à unidade de saúde sem vida. Segundo o Posto de Saúde, os corpos das duas vítimas já foram liberados para as famílias.

 

Como se Proteger dos Raios ?

 Se possível, não saia para a rua ou não permaneça na rua durante tempestades, a não ser que seja absolutamente necessário. Nestes casos, procure abrigo nos seguintes lugares: carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios; em grandes construções com estruturas metálicas; em barcos ou navios metálicos fechados. Se estiver dentro de casa, evite: usar telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica. Se estiver na rua, evite: segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe; empinar pipas e aeromodelos com fio; andar a cavalo; nadar; e ficar em grupos.

Se possível, evite os seguintes lugares que possam oferecer pouca ou nenhuma proteção contra raios: pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas; estacionar próximo à árvores ou linhas de energia elétrica. Com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).