Home Maranhão São Luís DRF alerta população para golpes em sites de comércio eletrônico

DRF alerta população para golpes em sites de comércio eletrônico

Featured Video Play Icon

Delegacia de Roubos e Furtos chama atenção da população para golpes aplicados por estelionatários durante compra e venda em sites de comércio eletrônico. Golpistas estavam replicando falsamente anúncios verdadeiros de vendas de veículos.

O número de golpes com anúncio de venda de veículos pela internet cresceu nos últimos meses. Só este ano, cerca de 10 casos já foram encaminhados pela Delegacia de Roubos e Furtos para investigação na Defraudações. O golpe funciona da seguinte maneira: o golpista se aproveita de um anúncio verdadeiro da venda de um carro para conversar com o vendedor e obter todas as informações, incluindo foto do documento do veículo. De posse dessas informações, ele replica o anúncio de uma página pessoal, como se o verdadeiro vendedor fosse ele.

O que atrai compradores é o preço bem abaixo do mercado e do oferecido no anúncio original. Com uma proposta em mãos, o estelionatário promove um encontro entre vendedor e comprador sem que nenhum dos dois suspeitem que estão sendo vítimas de um golpe. Até a hora em que o dinheiro é transferido para uma conta do golpista.

No próprio site OLX há recomendações para os clientes não caírem em golpes. A polícia orienta que o usuário de sites de venda pela internet desconfiem de valores muito abaixo do mercado, não aceitem e nem transfiram dinheito para intermediários em negociações.