Home Maranhão Advogado cobra instalação da Comissão da Escravidão do Negro do Brasil no MA

Advogado cobra instalação da Comissão da Escravidão do Negro do Brasil no MA

Featured Video Play Icon

Um advogado da capital e movimentos sociais cobram o funcionamento da Comissão da Verdade da Escravidão do Negro do Brasil no Maranhão, e chamam a atenção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão.

A criação dessa Comissão da Verdade é uma prerrogativa das Seccionais da OAB em cada estado. Há 15 anos ela vem sendo instalada no país, mas no Maranhão, mesmo sendo um dos estados com o maior percentual de população negra no Brasil, ela nunca saiu do papel.

Ha 3 anos o Instituto Federal do Maranhão, junto com outras instituições, também solicitou à presidência da OAB no estado a criação da comissão. A Ordem, por sua vez, justificou que a Comissão foi criada no ano passado e que a indicação dos representantes será feita o mais breve possível.

O funcionamento dela irá possibilitar um estudo mais amplo da realidade no período escravocrata no país, possibilitando o resgate e a preservação da cultura negra, além de dar subsídios para a definição de políticas públicas voltadas para a população afro-brasileira.