Home Notícias TRF garante bonificação de 20% no Enem para estudantes maranhenses

TRF garante bonificação de 20% no Enem para estudantes maranhenses

Featured Video Play Icon

O acréscimo de 20% vale para todos os alunos que tenham cursado o 9º ano do ensino fundamental e o 1º, 2º e 3º anos do ensino médio em escolas públicas ou privadas do Maranhão. alguma escola privada ou pública do Maranhão e escolham algum dos nove Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A bonificação já vale para os ingressos no segundo semestre do Sisu de 2019.

” Uma luta que nós fizemos parte dela há quatro anos desde o início do mandato anterior no diálogo com a UFMA, à época ainda era outro reitor. Levamos a ideia, foi acolhida mas não conseguiu avançar e quando a reitora Nair Portela tomou posse ela chamou para si essa responsabilidade e foram inúmeras audiências e na Assembleia Legislativa que teve uma participação fundamental nesta luta, nós criamos uma frente parlamentar em defesa da bonificação com ampla participação dos parlamentares sobre a presidência do nosso presidente Othelino Neto, que deu total apoio e eu foi quem fiz a proposição da criação da frente e também a presidir. Foram inúmeras reuniões com a UFMA mostrando essa necessidade” explicou

O professor ressaltou ainda que muitos estudantes de outras regiões acabam cursando os cursos mais concorridos da UFMA e isso acaba afetando os estudantes maranhenses. A bonificação vai amenizar esse tipo de ingresso e beneficiar os maranhenses. “Uma maneira da gente contrapor essa realidade é procurando reforçar essas condições de ingresso dos estudantes do nosso estado. Não precisa ter nascido no Maranhão, mas precisa ter estudado no Maranhão”, completou.

Veja a entrevista completa!