Home Notícias Especialista fala sobre mudanças na aposentadoria com a Reforma da Previdência

Especialista fala sobre mudanças na aposentadoria com a Reforma da Previdência

Featured Video Play Icon

As regras de transição e o regime trabalhista na Reforma da Previdência devem ser decididos assim que o presidente da República Jair Bolsonaro sair do hospital, onde está internado após uma cirurgia. Além dessas mudanças, outra medida que também deve ser decidida é a idade mínima para a aposentadoria.

A especialista e advogada Jenifer Maciel comentou sobre o assunto e ressaltou sobre a aposentadoria rural. “Vai ficar mais difícil porque agora o trabalhador rural vai ter que ter até janeiro de 2020 para se cadastrar diretamente no Governo[…]  isso também tirou a autonomia dos sindicatos rurais, que eram eles que homologavam a certidão de tempo de atividade rural dos trabalhadores rurais, pescadores e colônia” disse.

Outras medidas aplicadas na Reforma como salário-maternidade e  pensão por morte também foram comentadas pela entrevistada durante o programa. Sobre o pente-fino mais rigoroso que será feito pelo Governo para evitar fraudes a especialista disse que ” o pente-fino de 2016 que começou com Temer era apenas para benefício por incapacidade, aposentadoria por invalidez, DPC, também, e tinha prazo de dois anos[…]agora não, com essa Medida Provisória tem que fazer perícia médica de seis a seis meses ou então que tenha indícios de irregularidades[…] o segurado terá um prazo de dez dias para recorrer” disse.

Confira a entrevista completa no vídeo!