Home Maranhão Mamografia periódica alia no diagnóstico e tratamento; MA teve 720 novos casos

Mamografia periódica alia no diagnóstico e tratamento; MA teve 720 novos casos

Featured Video Play Icon

Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam mais de 720 novos casos de câncer de mama no Maranhão. O exame periódico ainda é o grande aliado no diagnóstico e tratamento. Nesta terça-feira (05) é celebrado o Dia Nacional da Mamografia.

Um estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Mastologia mostrou que mulheres com câncer de mama que fizeram a mamografia periodicamente apresentaram uma redução de 60% na taxa de mortalidade em comparação àquelas que não faziam o exame regularmente. O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo. Ano passado, o Instituto Nacional do Câncer registrou 59.700 casos da doença no país.

O exame de mamografia é recomendado para mulheres a partir de 40 anos e deve ser feito periodicamente, de acordo com orientação médica. O exame pode ser feito no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do PAM Diamante, referência no assunto. Em 2018, foram realizadas mais de 10 mil mamografias no Centro. Os equipamentos modernos ajudam a fazer uma leitura mais ágil do resultado e identificar se a mancha que aparece na tela pode ser um nódulo no seio.