Home Maranhão Mobilização de povos indígenas pede demarcação e proteção de direitos

Mobilização de povos indígenas pede demarcação e proteção de direitos

Featured Video Play Icon

A equipe de reportagem da TV Difusora acompanhou na capital maranhense a mobilização de povos indígenas, que acontece em todo o Brasil. Eles pedem proteção dos direitos indígenas previstos na Constituição Brasileira, além da demarcação de terras.

As comunidades indígenas se concentraram em uma casa no bairro da Aurora, em São Luís. Índios de cinco etnias vieram à capital protestar pela política que vem sendo adotada pelo Governo Federal envolvendo a questão indígena.

O Movimento surgiu com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, o chamado Janeiro Vermelho, de resistência por parte dos povos indígenas. Índios denunciam a violência que estão submetidos nas terras em que vivem. Desde 2017, o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) registrou 96 casos de invasão, exploração ilegal de recursos naturais e danos diversos às terras indígenas.

Segundo representantes da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, o governo do Maranhão já adota políticas voltadas para os povos indígenas.