Home Notícias Uso excessivo de celular tem aumentado o número de crianças com miopia

Uso excessivo de celular tem aumentado o número de crianças com miopia

Featured Video Play Icon

Dados de uma pesquisa do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação revelou em 2018 que 69% das crianças e adolescentes do Brasil, na faixa de 9 a 17 anos, utilizam a internet mais de uma vez por dia. Esse excesso de uso de aparelhos eletrônicos tem causado grandes problemas nas crianças e adolescentes, um deles tem sido a miopia.

Durante a entrevista o oftalmologista e Presidente da Associação Médica do Maranhão, Mauro César Oliveira, afirmou que esse excesso à tecnologia é inevitável, traz benefícios, mas algumas coisas precisam ser verificadas. ” Essas observações que se faz e limitações não são ao acesso à internet, em si, mas ao acesso, principalmente, a aparelhos muito próximos à visão, principalmente o tablet, o celular e o notbook. As crianças que usam isso de uma forma muito precoce, desde a primeira infância, desde o primeiro ano de idade, desenvolvem, isso já foi comprovado cientificamente, um número muito maior de casos de miopia”, disse o oftalmologista.

“A recomendação é que as crianças até dois anos de idade não tenham nenhum contato com a questão dos celulares ou tablets[…]não é a luz do objeto que causa o problema, mas sim, a proximidade em horas constantes” completou.

Confira mais sobre o assunto na entrevista completa!