Home Maranhão MPMA lança aplicativo para consulta de dados cadastrais

MPMA lança aplicativo para consulta de dados cadastrais

MPMA lança aplicativo para consulta de dados cadastrais

Em reunião realizada nesta sexta-feira (25), na Procuradoria Geral de Justiça, foi apresentado ao procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, o aplicativo NYX-LD/MPMA. A nova ferramenta foi disponibilizada pelo Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro do Ministério Público do Maranhão, por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação.

O aplicativo permite a consulta simplificada de dados cadastrais das bases conveniadas, exclusiva aos membros da instituição, através do Sistema Plutão.

A promotora de justiça Klycia Luiza Castro de Menezes fez a apresentação da nova ferramenta e explicou de que forma o NYX vai facilitar o acesso de dados ao promotor de justiça em audiências ou plantões. “É um aplicativo auditável, seguro e exclusivo aos membros do MPMA. Será possível consultar pessoas físicas, jurídicas, carteiras de identidade, fotografias, Renavam e carteiras de habilitação”, detalhou.

O procurador-geral de justiça parabenizou a iniciativa que vai ampliar a capacidade do Ministério Público no acesso a dados e informações por meio da utilização de softwares e ferramentas tecnológicas. “Trata-se, sem dúvida, de um grande avanço para o Ministério Público do Maranhão”, avaliou o PGJ.

O aplicativo está disponível somente para membros do MPMA, na plataforma Android para dispositivos móveis, como smartphones e tablets, o que facilitará as atividades principalmente durante audiências e plantões.

Para a promotora de justiça Jerusa Capistrano Pinto Bandeira, o aplicativo é uma ferramenta que vai possibilitar ao promotor de justiça ter acesso a várias informações de forma ágil e confiável. “ Esta ferramenta vai nos auxiliar muito em investigações, pesquisas e nas diversas demandas da promotoria de justiça”, avaliou a coordenadora de Assuntos Estratégicos e Inteligência do MPMA (CAEI).

Participaram ainda da reunião, o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do MPMA, Marco Antônio Santos Amorim; o promotore de justiça Marco Aurélio Cordeiro Rodrigues (integrante do Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas – Gaeco), o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Probidade (CAOp ProAD), Cláudio Rebêlo Correia Alencar; a promotora de justiça Laura Amélia Barbosa e servidores do MPMA. Do MPMA.