Home Maranhão Laboratório do Fórum realizou mais de 1.500 exames de DNA

Laboratório do Fórum realizou mais de 1.500 exames de DNA

Laboratório do Fórum realizou mais de 1.500 exames de DNA

Em 2018, o Laboratório de Biologia Molecular do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) realizou 1.510 exames de DNA. Os testes são requisitados por juízes da capital e do interior do estado, para fins processuais ou para fins pré-processuais, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Em 2017, a unidade laboratorial realizou 1.397 exames; em 2016, 1.494; e em 2015, 1.287 testes.

A maioria dos testes é solicitada para fins de investigação nos processos que envolvem paternidade/maternidade. O exame é gratuito e realizado a partir da coleta da mucosa bucal.

O Laboratório também consolidou o sistema Vínculos. O Vínculos é um sistema virtual interno que interliga o Laboratório às Varas e Comarcas do estado, por meio do qual são feitas as solicitações de exames de DNA e o acompanhamento das solicitações realizadas.

Desde 2013, a unidade laboratorial é referenciada com a certificação ISO 9001, selo aplicado mundialmente, que atesta a excelência técnica e a segurança nos resultados dos exames feitos pelo Laboratório, único do Brasil na modalidade forense a adequar-se às normas internacionais de gestão da qualidade. Mantém desde 2015 certificados de proficiência concedidos pelo PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade) e pela empresa Controllab (Controle de Qualidade para Laboratórios).

A chefe do Laboratório, Clarissa Macatrão, explica que o Laboratório tem como política realizar exames de DNA requisitados pela Justiça de forma ágil e segura e atendendo aos requisitos pertinentes e buscando a melhoria contínua da prestação jurisdicional.

O Laboratório – Criado em 1999, na gestão do corregedor Jorge Rachid, o Laboratório Forense conta atualmente com uma equipe de 10 profissionais, sendo três analistas especialistas em Biologia Molecular e mestres em áreas afins. Funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, no Fórum Desembargador Sarney Costa. Do TJMA.