Home Notícias Conciliação tem sido uma alternativa para solucionar conflitos

Conciliação tem sido uma alternativa para solucionar conflitos

Featured Video Play Icon

A lentidão nos processos e atos judiciais continua sendo um desafio no Brasil. Pensando em mudar essa realidade algumas alternativas estão sendo usadas para solucionar grande parte dos conflitos, uma delas é Conciliação.

Essa alternativa tem facilitado o trabalho do judiciário em todo o país. Hoje em dia, cerca de 90% dos conflitos familiares são resolvidos mediante acordo extrajudicial. No judiciário maranhense, de acordo com os dados do Relatório de Atividades de 2018 e apresentados pelo desembargador José Luiz Almeida, foram feitos 23.374 agendamentos de audiências de conciliação, com 5.817 resultando em acordos, com um valor de acordo chegando a R$ 28.973.875,73.

Além disso, três novos Centros de Conciliação foram instalados no ano passado: Centro de Conciliação e Mediação no Segundo Grau de Jurisdição; o 7º Centro Judiciário de Solução de Conflitos – parceria com a Faculdade UniCeuma – Campus Anil; e o 2º Centro Judiciário de Solução de Conflitos na Comarca de Timon – parceria com a Faculdade CESM.

Confira mais sobre o assunto na entrevista completa!