Home Maranhão Bira do Pindaré relembra no programa Resenha trajetória política

Bira do Pindaré relembra no programa Resenha trajetória política

Featured Video Play Icon

O programa Resenha, apresentado pelo jornalista John Cutrim, recebeu o deputado federal Bira do Pindaré (PSB). Graduado em Direito e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão, Bira do Pindaré começou a jornada política na Pastoral da Juventude da Igreja Católica, no bairro do Vinhais.

Em 2006, foi candidato a Senador e conquistou uma marca emblemática de mais de meio milhão de votos, tendo sido o mais votado em São Luís, com 172 mil votos, e nos principais municípios maranhenses.

De 2007 a 2009, foi assessor especial do governador Jackson Lago, fazendo parte da coordenação dos fóruns de participação popular.  Venceu o primeiro pleito em 2010, quando foi eleito deputado estadual com 23.054 votos. No seu primeiro mandato, ganhou destaque por abrir mão de regalias como salários extras e auxílio moradia, além de trabalhar por justiça econômica e social na defesa das comunidades, das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais, urbanos, quilombolas e a juventude.

Em 2014 foi reeleito deputado estadual com 38.829 votos no histórico ano que o povo elegeu também Flávio Dino governador do Maranhão, o primeiro comunista eleito para o cargo no Brasil. Convidado pelo Governador Flávio Dino, assumiu a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão. Em março deste ano, voltou ao parlamento após, com excelente gestão, transformar a Secti em uma pasta estratégica para o desenvolvimento do Maranhão.