Home Maranhão São Luís Prefeitura realiza 4ª audiência sobre revisão do Plano Diretor

Prefeitura realiza 4ª audiência sobre revisão do Plano Diretor

Prefeitura realiza 4ª audiência sobre revisão do Plano Diretor

A Prefeitura de São Luís segue realizando as audiências públicas sobre a revisão do Plano Diretor de São Luís. Na terceira audiência, realizada no último sábado (19) no auditório do Curso de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o zoneamento urbano, rural e ambiental dominou o debate, que foi coordenado pelo presidente do Conselho da Cidade e secretário municipal de Projeto Especiais, Gustavo Marques. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, José Cursino, tem acompanhado todo o processo de revisão e as audiências públicas.

A série e nove audiências realizadas pela Prefeitura de São Luís para apresentação e debates sobre a proposta e revisão tem continuidade nesta terça-feira, 22, no Auditório Teresinha Jansen (Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana – Cohafuma), das 19h às 14h. O calendário completo das audiências, com horários e locais, e a proposta de revisão do Plano Diretor estão disponíveis no portal da Prefeitura de São Luís na internet, no endereço http://www.saoluis.ma.gov.br/.

Novas ações e metas estão sendo apresentadas durante este conjunto de audiências. O Plano Diretor é um instrumento mais importante a política e desenvolvimento da cidade. As ações, metas e planos de cada título da lei vem sendo analisadas durante as audiências. As sugestões estão sendo anotadas pela equipe técnica do Incid para que sejam processadas as alterações consensuadas.

A proposta que vem sendo apresentada em audiência é uma minuta do projeto que deve ser enviado à Câmara pelo Executivo municipal ainda no mês de fevereiro, extraída de 40 reuniões ocorridas entre dezembro e 2017 e novembro e 2018 pelo Conselho a Cidade, órgão e caráter consultivo e deliberativo, formado por 31 integrantes, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Seplan.

Em sua apresentação, a técnica do Instituo da Cidade, Érica Garreto, detalhou os temas centrais da proposta de revisão do PD e as atualizações de artigos da lei 4.669/06. Na apresentação estão sendo apresentadas as principais alterações

“A discussão da proposta de revisão do Plano Diretor tem sido importante para a identificação de problemas e busca por soluções e proposições que visam o desenvolvimento sustentável da cidade, tanto na área urbana como na rural. Além da melhora a qualidade socioambiental e o equacionamento das desigualdade e garantia de melhoria da acessibilidade e mobilidade para todos na sociedade”, destacou o presidente do Instituto da cidade, Marcelo do Espírito Santo.

Para o líder comunitário de Jeniparana, Walter Soares, que participou pela primeira vez de uma audiência pública, as reuniões são oportunidades singulares para a sociedade. “Lamento que as lideranças comunitárias não tenham ainda despertado para a importância das suas participações. As comunidades previsão ter conhecimento sobre o Plano Diretor. Venho participar da audiência para saber o que esperamos da cidade no futuro”, destacou o líder.

Calendário de audiências públicas:

Dia 22 de janeiro (terça-feira) – Auditório Teresinha Jansen (Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana – Cohafuma), das 19h às 22h.

Dia 24 de janeiro (quinta-feira) – Auditório da Faculdade Estácio de São Luís (Rua Osvaldo Cruz, Grande, 1455 – Centro), das 19h às 22h.

Dia 26 de janeiro (sábado) – Associação dos Moradores do Povoado Andiroba (Rua Heitor Augusto Pereira , 25 – Andiroba), das 16h às 19h.

Dia 29 de janeiro (terça-feira) – Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão – UFMA (Cidade Universitária Dom Delgado – Avenida dos Portugueses, 1966 – Campus do Bacanga), das 19h às 22h.

Dia 31 de janeiro (quinta-feira) – Auditório da Federação das Industria do Maranhão – FIEMA – Avenida Jerônimo de Albuquerque – Cohama), das 19h às 22h.

Dia 2 de fevereiro (sábado) – Associação de Moradores de Pedrinhas (Rua da Paz, 1 – Pedrinhas), das 16h às 19h.

Por Ascom