Home Maranhão Campanhas e fiscalização ajudam a evitar acidentes nas estradas

Campanhas e fiscalização ajudam a evitar acidentes nas estradas

Campanhas e fiscalização ajudam a evitar acidentes nas estradas

Com o período de férias e o início das prévias de carnaval, há também o aumento do fluxo de veículos aos finais de semana. Para garantir a segurança e prevenir acidentes, o Batalhão de Polícia Rodoviária Militar (BPRV) tem aumentado a fiscalização e as ações educativas com pedestres e motoristas. Além das blitzen em avenidas e rodovias que cortam a região metropolitana de São Luís, as atividades incluem os circuitos pré-carnavalescos.

“As ações incluem barreiras redutoras de velocidade em locais onde há constantes acidentes. Na operação Transporte Seguro, fazemos barreiras e fiscalizações para coibir roubos e furtos no interior de veículos de transporte público”, diz o subcomandante do Batalhão, Tenente-Coronel Wallace Amorim.

Para as ações educativas, foi criado o Batalhão o Programa Educacional de Trânsito, que em ações conjuntas com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) e a Secretaria Municipal de Trânsito tem participado de atividades em blocos de carnaval.

No último domingo (13), por exemplo, com a operação “Folia na Direção Certa”, os policiais estiveram no bairro da Madre Deus. Além de coibir o uso de sons irregulares na festa realizada no bairro, os policiais fizeram testes educativos com o bafômetro e conversaram com a população sobre riscos como o de dirigir sob influência do uso de álcool.

BPRV

No ano passado, as ações realizadas pelo Batalhão resultaram em mais de 27 mil testes do etilômetro, o bafômetro. Houve 6.248 registros de infração, dos quais 598 foram por embriaguez ao volante, sendo 147 considerados crimes e 451 casos enquadrados como infração.

Veja algumas dicas:
– Se beber não dirija.
– O uso de celulares e aparelhos eletrônicos em veículos já é a segunda maior causa de acidentes no Brasil, não ligue!
– Faça check-up no veículo. Freio, óleo, pneus, step. Tenha certeza que tudo funciona bem.
– Não faça ultrapassagem irregulares.
– Use cinto de segurança, inclusive os passageiros do banco de trás.
– Respeite o limite de velocidade.