Home Cultura Prefeitura realiza primeiro Sarau Histórico no Complexo Deodoro nesta sexta

Prefeitura realiza primeiro Sarau Histórico no Complexo Deodoro nesta sexta

Prefeitura realiza primeiro Sarau Histórico no Complexo Deodoro nesta sexta

A história das praças Deodoro e Panteon, que tanto representam para a vida social e econômica da população ludovicense e ainda um tributo às 18 personalidades que influenciaram a literatura e a cultura maranhense e que estão imortalizadas no espaço são o enredo do Sarau Histórico que a Prefeitura de São Luís realiza nesta sexta-feira (18), a partir das 19h, em palco montado na via entre os dois logradouros. A atividade, que pela primeira vez será realizada no Complexo Deodoro – recentemente reformado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura –  faz parte do Programa Reviva, implantado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e tem como um dos objetivos exaltar a arte, cultura e tradições da cidade.

A realização do Sarau Histórico no Complexo Deodoro pretende ressaltar ainda mais a beleza e a importância histórica dos espaços resgatados após as obras de revitalização.  A reforma e melhorias feitas são consideradas um dos maiores investimentos na área do Centro de São Luís nos últimos 30 anos. A entrega do Complexo Deodoro aconteceu no dia 22 de dezembro de 2018.

O Sarau Histórico do Complexo Deodoro terá como tema o “Panteon Maranhense” e prestará uma homenagem aos vultos da história representados pelos bustos que fazem parte da Praça do Panteon e que contribuíram com a literatura e cultura do Estado.

“O evento segue orientação do prefeito Edivaldo. No local teremos um grande espetáculo, com música, poesia e teatro. Será um momento especial para fazer o resgate do passado, onde também eram realizados saraus, principalmente no período colonial. O público vai interagir com atores devidamente caracterizados com vestes do século XIX e que farão uma bela homenagem aos vultos da nossa história. É uma excelente oportunidade da população conhecer a história da nossa cidade, que é Patrimônio da Humanidade. Isso cria um sentimento de pertencimento”, informa a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

CARTÕES-POSTAIS DE SÃO LUÍS

A secretária Socorro Araújo destaca que o Complexo Deodoro é hoje um dos “principais cartões-postais de São Luís”. A afirmação da secretária vem de encontro à realidade das praças Deodoro e Panteon que, após as obras de revitalização passaram a ser ainda mais frequentadas e registradas em fotos por quem visita os espaços. “Estão lindas e têm um valor histórico grandioso e por isso precisam ser valorizadas por todos nós”, completa a titular da Setur.

Com a reforma, a Praça do Panteon teve o piso renovado com a colocação de pavimento em concreto lapidado. Na área central, granito, grama nos canteiros e caramanchões. O espaço apresenta um novo mobiliário urbano (bancos e lixeiras) e luminárias mais eficazes, melhorando o sistema de iluminação pública do local. O espaço também é uma espécie de “galeria de arte a céu aberto”, como classificou o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, ao se referir, na inauguração do Complexo, ao retorno dos bustos de 18 nomes notáveis da literatura e arte maranhenses ao local.

Por sua vez, a Praça Deodoro apresenta novo piso, banheiros públicos estruturados, bancos ornamentados com as históricas pedras lioz e design diferenciado, espaços para a promoção de uma variedade de ações culturais e artísticas. A iluminação pública foi toda renovada, e há, ainda, um centro que serve para equipes administrativas, Blitz Urbana e policiamento que fazem o monitoramento diário dos logradouros.

Por Ascom