Home Maranhão Famem pede ao ministro-chefe da presidência elevação de 1% no FPM

Famem pede ao ministro-chefe da presidência elevação de 1% no FPM

Featured Video Play Icon

O prefeito de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Cleomar Tema, reuniu na manhã desta quinta-feira (10) a imprensa para divulgar informações acerca do encontro que manteve com o ministro chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, general Santos Cruz. A reunião de trabalho ocorreu esta semana, em Brasília, onde Tema apresentou ao auxiliar do presidente Jair Bolsonaro uma extensa pauta de reivindicações do movimento municipalista maranhense.

No encontro com o ministro da Secretaria de Governo estava em pauta a elevação de 1% no Fundo de Participação dos Municípios, pagamentos de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), liberação de verbas para a saúde indígena sem intermediários e elevação dos recursos repassados à saùde per capita.

Uma carta aberta direcionada ao presidente da república também foi entregue. Para a Famem esse diálogo com o Governo Federal é fundamental para diminuir diferenças e problemas graves como em áreas como saúde e educação. Outra reunião, desta vez com participação do governador em exercício, Carlos Brandão, e de deputados da bancada maranhense teve como foco a conclusão da BR 135 e a situação de outras rodovias no estado.