Home Notícias Casos de feminicídio diminuem no Maranhão em 2018

Casos de feminicídio diminuem no Maranhão em 2018

Featured Video Play Icon

Os dados divulgados pela Delegacia da Mulher mostram que os casos de feminicídio no Estado tiveram uma queda em 2018, em relação ao ano de 2017. Os números apontam que no ano passado foram instaurados 1.625 inquéritos policiais; 402 prisões em flagrante e 32 mandados de prisão cumpridos; Medidas Protetivas, em casos de estupro em 2018, foram 89 e os casos de feminicídio, tanto no interior do Maranhão, quanto na capital diminuíram; foram registrados 43 em 2018 e 51, no ano de 2017.

A diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, explica que essa redução no caso de feminicídio se dá principalmente pelo aumento de denúncias das vítimas. ” Na verdade, houve um aumento no número de denúncias e paralelo a isso houve uma redução do número de feminicídio, que significa dizer que as mulheres quando elas procuram ajuda, quando elas vão à Casa da Mulher Brasileira, quando elas fazem a denúncia, vão às delegacias, essas mulheres que fazem essa denúncia, elas são muito menos propensas a serem vítimas de feminicídio” disse a diretora.

“Aqui em São Luís, nos últimos seis meses do ano, a gente não teve nenhum caso de feminicídio. Então houve, de fato, uma redução do número de feminicídios e tem se demonstrado, no decorrer do tempo, que a ação da Lei Maria da Penha, que a criação de políticas públicas de enfrentamento a violência contra a mulher, tem reduzido esse número de feminicídio” completou.

A Casa da Mulher Brasileira, localizada no bairro do Jaracaty, em São Luís, atende casos de violência doméstica, estupro, entre outros crimes de violência contra a mulher. Com serviços funcionando durante 24 horas está relacionada com diversos órgãos como Secretarias de Estado, Delegacia da Mulher com Plantão Especializado, Patrulha da Mulher, Ministério Público, Defensoria Pública, Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Promotoria de Justiça.

Veja a entrevista completa no vídeo!