Home Notícias Trabalhos realizados pela Defensoria Pública do Estado avançam em 2018

Trabalhos realizados pela Defensoria Pública do Estado avançam em 2018

Featured Video Play Icon

Várias ações foram realizadas pela Defensoria Pública do Estado durante o ano passado e garantiram bons resultados para a sociedade, principalmente para populações mais vulneráveis. Alguns projetos ainda continuam em 2019 e devem ajudar o cidadão a resolver muitos conflitos, de maneira mais simples e ágil.

Durante a entrevista, o Defensor Público-Geral, Alberto Bastos afirmou que a Defensoria Pública tem investido muito na qualidade do atendimento. “Em primeiro lugar, a gente implementou algumas mudanças no intuito  de priorizar a solução de um conflito”.

Em casos familiares, a exemplo do divórcio, Alberto Bastos destacou uma das ações que garantiu bons resultados, o termo de cooperação com o Tribunal de Justiça. ” O assistido ao nos procurar, a gente já no prazo de 20 dias úteis já marca uma audiência de conciliação e a gente tem tido muito êxito com esse tipo de conciliação, porque 90% dos processos encaminhados para o Fórum para realizar essa audiência de conciliação, tem sido resolvido”, afirmou o entrevistado.

“A gente tem investido em outras áreas também, como na área de registro público. A Defensoria é muito demandada, alguém que está com registro geral de nascimento equivocado e precisa alterar então, nós criamos um fluxo com os cartórios que não há a necessidade de judicializar.Já tenta resolver administrativamente, que contribui também para a cerelidade” completou.

Além dessas ações, o entrevistado destacou as ações com foco familiar, como exemplo o projeto “Ser Pai é Legal”, juntamente com o Sesi, onde é disponibilizado 180 exames de DNA gratuitos para pessoas carentes e o “Pais e Filhos, reconhecer é um ato de amor”, em que a Defensoria vai até às escolas para que haja um reconhecimento espontâneo dos pais. De acordo com Alberto Bastos, cerca de 40% dos alunos que estudam nas escolas visitadas, não constam o pai no registro de nascimento.

Confira  a entrevista completa no vídeo!