Home Maranhão São Luís Jornalistas falam no Resenha sobre paixão nacional que virou canal do YouTube

Jornalistas falam no Resenha sobre paixão nacional que virou canal do YouTube

Featured Video Play Icon

O programa Resenha, apresentado por Itevaldo Júnior, recebeu nesta quarta-feira (09) o jornalista da TV Difusora, Fábio Cabral. Na oportunidade, os dois comunicadores conversaram sobre música e futebol.

Durante o “bate-bola” Cabral, que é dono do canal do YouTube “Música Futebol Clube” citou o clássico “Um a Zero”, de Pixinguinha, que seria a primeira música brasileira dedicada ao futebol. O choro remete à vitória do Brasil sobre o Uruguai na histórica decisão do Campeonato Sul-Americano de 1919.

“Não tem uma letra específica, a música do Pixinguinha é instrumental, anos depois que foi dada uma letra, além da melodia, uma composição escrita pra essa música que foi gravada”, disse sobre a letra escrita por Nelson Ângelo.

O canal Música Futebol Clube é uma “uma possibilidade nova” para o jornalista, que tem 15 anos de televisão. “Eu vim amadurecendo a ideia de colocar na internet esse programa e aí foram pensadas diversas possibilidades, uma das que eu ainda penso, ainda sonho muito em fazer, é um diálogo direto com os compositores”, revelou.

Recordou lances emblemáticos de futebol que viraram composições, como a polêmica envolvendo o cantor Jorge Ben Jor [antes apenas Jorge Ben], na música “Fio Maravilha”. Em meados de 1972, o compositor carioca emplacou homenagem ao futebolista João Batista de Sales, na música que chegou a ser cantada pela torcida do Flamengo em partidas no estádio Maracanã, mas acabou sendo processado por Fio, que cobrava indenização pelo uso de seu apelido. Anos depois, em 2007, o ex-jogador pediu desculpas ao musicista.

Falou sobre a relação apaixonante da lenda jamaicana Bob Marley com o esporte e sobre partidas que aconteciam antes de apresentações do cantor ou mesmo nas folgas entre gravações. Cabral e Itevaldo Júnior também comentaram no programa uma seleção de músicas relacionadas com o futebol, a exemplo da música “O Futebol” de Chico Buarque e “Replay”, interpretada pelo Trio Esperança, onde chegaram a citar alguns versos da composição: “É gol, que felicidade! É gol o meu time é alegria da cidade”.

O canal Música Futebol Clube já possui nove episódios postados no YouTube. A cada publicação um personagem é abordado, entre eles Luiz Gonzaga, Ary Barroso, Pelé e a Chapecoense.