Home Notícias Lançado projeto de eficiência energética “Luzes de Alcântara”

Lançado projeto de eficiência energética “Luzes de Alcântara”

Featured Video Play Icon

O projeto vai modernizar o sistema de iluminação das áreas urbanas, do Centro Histórico, além de iluminar alguns monumentos da cidade de Alcântara. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) apoiam o projeto.

De acordo com Luiz Cardoso, o projeto de eficiência energética foi elaborado pela Cemar junto à Aneel em maio de 2018 com a iluminação da Igreja Nossa Senhora Do Carmo. “Ao longo desses meses nós executamos esse projeto que envolveu a substituição de mais de 500 lâmpadas nos principais monumentos históricos e nas principais ruas”, acrescentou o entrevistado.

O objetivo principal do projeto, de acordo com o executivo de comunicação, foi fazer a substituição das lâmpadas de vapor de sódio e de vapor de mercúrio por lâmpadas LEDs que são mais eficientes e dão mais brilho.

“As pessoas que estiverem por exemplo, aqui em São Luís, na Litorânea em dias em que não estejam nublados elas vão perceber que a posição de Alcântara vai estar mai brilhante[…] E o que é mais vantajoso é que essas lâmpadas, elas têm uma durabilidade maior. Elas iluminam muito mais e valorizam esses monumentos históricos e importantes”, afirmou Luiz Cardoso.

Além de realçar a beleza da cidade, o novo sistema de iluminação também é adaptado para atos de vandalismo ou furto dessas lâmpadas. “Se porventura alguém furtar alguma dessas lâmpadas que estão nos lampiões, elas não servem para usar em casa. O bocal, a característica dele, só serve para aquele elemento. Se a pessoa levar para casa, ela não vai servir em casa. Então o importante é que a população de Alcântara e as pessoas que visitem Alcântara possam preservar essa iluminação que foi feita assim por dezenas de trabalhadores, de engenheiros e técnicos eletricistas que se empenharam bastante para valorizar, ainda mais, a cidade de Alcântara” disse o executivo de comunicação.

Confira a entrevista!