Lançamento do Livro “Chorografia do Maranhão” será neste sábado (15)

O lançamento da obra será realizada durante o encerramento da temporada 2018 do projeto RicoChoro Com Vida na Praça, a partir das 19 horas, na Praça Gonçalves Dias. O  Livro tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e a chancela do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“A obra surgiu de uma preocupação, além da paixão que a gente nutre pelo choro, uma preocupação com o registro das memórias desses músicos. Eu me lembro de dois mestres que são bastante citados nas entrevistas, Zé Imetério e o Capitão Nuna Gumes, e eles se foram sem deixar esse depoimento que agente copilou desse 54 que compõem a obra” disse Zema Ribeiro ao comentar sobre o ponto de partida do livro, durante a entrevista desta sexta-feira.

Além dos mais de 50 instrumentistas, o livro compõe 52 entrevistas com  músicos nascidos ou radicados no Maranhão. A obra tem o objetivo de passar ao leitor de maneira simples e bem cotidiana, o ambiente de convívio desses talentosos músicos do primeiro gênero instrumental a se consolidar no Brasil, o Choro. “O trabalho foi feito em cima de uma roda de conversa. Enquanto eles estavam focados em responder as perguntas de Zema e de Ricarte, eu tratava de registrar o momento, o espaço, a conversa. Então, assim, a preocupação não era em fazer registros pousados, era um bate-papo e passar para o leitor do jornal, que seria veiculado, qual era o ambiente da conversa em si, que normalmente é um ambiente de convívio normal para eles”, acrescentou Rivânio Almeida.

Além dos autores Zema Ribeiro e Rivânio Almeida,  a obra conta com a participação de Ricarte Almeida Santos.

Confira a entrevista na íntegra!