Home Maranhão São Luís Capitania dos Portos promove exposição pelo Dia do Marinheiro

Capitania dos Portos promove exposição pelo Dia do Marinheiro

Capitania dos Portos promove exposição pelo Dia do Marinheiro

Para comemorar o Dia do Marinheiro, a Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), realizará uma Exposição “Marinha do Brasil e seu Patrono – Almirante Tamandaré”. Com o intuito de que a sociedade maranhense conheça mais um pouco da história da Marinha do Brasil e seu Patrono, a exposição será inaugurada no dia 17 de dezembro, às 15h, e ficará aberta para visitação pública até o dia 25 de janeiro, das 10h às 16h, no Salão Nobre da CPMA, localizado na Avenida Dom Pedro II, nº 2 – Centro – São Luís/MA.

O Dia do Marinheiro é celebrado no dia 13 de dezembro, data essa instituída em homenagem ao dia do nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa – Marquês de Tamandaré. O Grande Almirante e Patrono da Marinha, Marques de Tamandaré, dedicou-se a Marinha do Brasil com todo amor e devoção e que durante toda sua existência foi apenas, e exclusivamente, marinheiro.

Desde muito jovem, participou ativamente da formação do Brasil, destacando-se por seus feitos notáveis. Foi parte importante de uma geração de marinheiros, guerreiros e estadistas a quem devemos nossa maior herança: um grande País, rico em recursos naturais, pátria de uma nação unida por uma cultura e um idioma. Patrono da Marinha teve sua exemplar conduta reconhecida pela nação ao ter seu nome inscrito no livro de heróis da pátria.