Home Maranhão Dezembro Cinza homenageia policiais mortos em decorrência da profissão

Dezembro Cinza homenageia policiais mortos em decorrência da profissão

Featured Video Play Icon

Policiais militares, bombeiros e civis mortos pelo exercício da profissão aqui estado estão sendo homenageados no Dezembro Cinza, instituído por lei estadual de 7 de fevereiro de 2018. A Corrida Soldado Pantera, abriu a programação no fim de semana.

Entre os anos de 2013 e 2018 morreram 33 militares em decorrência da atividade policial. Sobre a importância dessas atividades, o jornalista Jeisael Pacheco recebeu nesta quarta-feira (12) o tenente-coronel Trinta Júnior, adjunto da Ajudância Geral da PMMA.

Nesta terça-feira (11), aconteceu a solenidade de lançamento oficial da Campanha Dezembro Cinza, no Fórum Desembargador Sarney Costa. Durante o evento houve a aposição de ‘laços cinza’ nas autoridades do judiciário simbolizando a campanha. Representando as famílias de policiais militares mortos, houve homenagem à família do sargento Póvoas, último militar morto em serviço. Ele trabalhava no Fórum Desembargador Sarney Costa.

Na noite desta quarta-feira (12) acontece um culto ecumênico do evento. A banda de música da Polícia Militar também fará apresentações nos terminais de integração de São Luís e dias 14 e 21 no Shopping da Ilha. Um dos momentos de maior destaque será o posicionamento das cruzes que serão fincadas em local público simbolizando o número de policiais mortos.

Extrapolando os limites do uniforme, há sempre um cidadão com sentimentos comuns, como qualquer um, que tem família, que se diverte, conversa, chora, se entristece, enfim, alguém que é de carne e osso e que também precisa ser protegido e se emociona. Essa proteção se fortalece no carinho e comprometimento de cada um de nós, envolvidos nesse brilhante projeto do “Dezembro Cinza”, que ganhou vida com o Instituto Soldado Fernandes, sendo que a dor da perda percorre um caminho que leva à reflexão sobre os esforços dos heróis, que não podem ser esquecidos, uma vez que suas histórias estão repletas de valores e princípios que ultrapassam as fronteiras do espaço tempo e se acomodam, positivamente, em nossas memórias.