Home Notícias Welliton Resende recebe prêmio de Destaque no Innovare 2018

Welliton Resende recebe prêmio de Destaque no Innovare 2018

Featured Video Play Icon

Divulgar e aprimorar ações que contribuam para melhores resultados do judiciário no país é o objetivo do Prêmio Innovare. Na edição de 2018, a premiação de Destaque com o tema Combate à Corrupção foi para o auditor federal de Finanças e Controle da CGU, no Maranhão, Welliton Resende. O auditor foi premiado pela criação do “Curso de Formação de Auditores Sociais”, criado para ensinar cidadãos a fiscalizar as contas públicas.

Durante a entrevista o ganhador do prêmio, lembrou do processo de criação e execução do projeto. “Nós começamos em 2011, lá na cidade de Carutapera. Nós fomos para lá e fizemos a formação de 30 auditores fiscais. Foi o start inicial do nosso projeto[…] Nós já temos formados mais de mil auditores sociais e já passamos por mais de 30 cidade no interior do Maranhão”, disse o entrevistado.

Welliton Resende explicou que o trabalho é feito totalmente com a sociedade de maneira voluntária. “A gente junta a sociedade em uma igreja, em uma escola e durante quatro horas a gente faz a formação prática de como fiscalizar uma prestação de contas. Um trabalho voluntário realizado nos finais de semana”, disse o auditor federal.

Quando perguntado se é realmente possível o cidadão fazer esse tipo de fiscalização, se as pessoas conseguem mesmo exercer esse tipo de prática, Welliton Resende afirmou que as pessoas não só conseguem como devem. ” Basta entrar nos portais da transparência, ver a quantidade de recursos que chega no seu município e lá ver se a obra foi executada ou não”, disse o entrevistado.

Confira a entrevista completa no vídeo acima!