Home Notícias 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos é celebrado nesta segunda

70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos é celebrado nesta segunda

Featured Video Play Icon

A Declaração Universal foi aprovada no dia 10 de novembro de 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e é um marco na conquista dos direitos humanos.

“Em 1948 o mundo saía da 2ª Guerra Mundial marcado profundamente por duas situações. O holocausto do povo judeu e dos inimigos do partido nazista e ao mesmo tempo as bombas, as explosões no Japão. Essas duas situações colocaram a humanidade diante de dois dilemas, diante da sua própria brutalidade e diante do próprio extermínio da espécie humana. É exatamente nesse momento que as nações se reúnem e estabelecem uma declaração conjunta que era de preservar o essencial para a dignidade humana e estabelecer um conjunto de direitos políticos, sociais e econômicos que fossem observados e que fossem metas dos diferentes países que compunham o sistema das Nações Unidas”, disse Francisco Gonçalves.

Durante a entrevista o secretário explica que a data é importante para ser lembrada e refletida pelo mundo inteiro também nos dias atuais. ” Nós vivemos um momento hoje no Brasil e no mundo que é de criminalização dos direitos humanos, que é de avanços de partidos de governo de extrema direita e ao mesmo tempo retrocessos  do ponto de vista da efetivação dos direitos humanos. Nunca se tornou tão necessário hoje na história da humanidade a defesa dos direitos humanos. E por um país como o nosso, que é um país majoritariamente formado por cristãos, formado por uma grande diversidade[…]nesse momento que se promove uma cultura de ódio, uma cultura contra os direitos humanos, nós precisamos promover uma cultura de amor à justiça, de amor aos direitos humanos”, afirmou o secretário.

Além da comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos também será lançado o prêmio de Direitos Humanos Magno Cruz  nesta segunda-feira (10), a partir das 17 horas, no auditório do Palácio de La Roque.

Confira mais sobre o assunto na entrevista!