Home Maranhão São Luís Meteorologia prevê mais chuva para os meses de janeiro e fevereiro

Meteorologia prevê mais chuva para os meses de janeiro e fevereiro

Meteorologia prevê mais chuva para os meses de janeiro e fevereiro

Segundo o Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o volume de chuvas registrado até o dia 7 de dezembro foi de 2071,0 mm, sendo que a climatologia prevê um total anual de 2290,0 mm, o que é considerado normal para o período.

A previsão do Núcleo é que em dezembro as chuvas alcancem 77,4 mm; e no próximo ano, janeiro registre em torno de 244,2 e fevereiro, 373,0 mm.

“Quando falamos em intensidade de chuva, consideramos a quantidade de chuva precipitada num intervalo de tempo, geralmente a cada hora. As chuvas devem se comportar em torno do padrão normal da climatologia, obedecendo a expectativa da previsão”, avalia o meteorologista Carlos Márcio de Aquino Eloi.

Para as áreas de risco, a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Defesa Civil Municipal elaborou plano de contingência para atender demandas nos locais de ocorrências. O planejamento envolve secretarias municipais e tem apoio de parceiros como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Exército. Paralelo ao trabalho técnico, a instituição desenvolve atividades educativas junto aos moradores, orientando sobre perigos e como agir em caso de possíveis deslizamentos ou desabamentos.