Home Maranhão Rapper comenta no Resenha sobre documentário Quilombos – Resistência

Rapper comenta no Resenha sobre documentário Quilombos – Resistência

Featured Video Play Icon

O programa Resenha desta quarta-feira (05) recebeu o rapper e produtor Jasf. Ele é diretor do documentário que fala sobre as comunidades quilombolas de Penalva. Durante e após o processo da escravidão, negros e negras lutaram e resistiram intensamente. Muitos fugiram, ocuparam áreas distantes e de difícil acesso como estratégia de sobrevivência, espaços que foram batizadas de quilombos. Lá desenvolveram um modo de vida, organização social e cultura próprio.

É sobre essa história que trata o documentário Quilombos – Resistência, dirigido pelo educador, rapper e produtor cultural Jasf, que será lançado nesta quarta-feira (05), às 17h, na 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, no Palacete Gentil Braga.

O documentário foi realizado no município de Penalva, localizado na Baixada Maranhense, em seis comunidades quilombolas: Alto do Bonito, Tibiri, Cundurú, Santo Antônio, Oriente e Cutias. No filme, lideranças, moradores e crianças apresentam estes locais, sua cultura e as formas de articulação política que estão desenvolvendo para engajar todas as comunidades em uma luta pela vida digna.

Foram quatro meses para a realização do documentário. O diretor Jasf pesquisou cada localidade e conheceu as lideranças para aprender sobre a região e os moradores. Depois realizou a captação das imagens e registrou eventos importantes na dinâmica social das comunidades.

Jasf é natural de Salvador (Bahia), educador, produtor cultural e rapper. Fundador da banda de rap Os Agentes e dos movimentos HipHop na Onça e Pega Visão em Salvador. Produtor de uma série de videoclipes do cenário do Hip Hop nacional e do documentário Hip Hop na onça – nos palcos da vida. Em São Luís há dois anos já lançou o videoclipe Ao bullying eu digo não e agora lançará seu segundo documentário Quilombos – Resistência.