Home Cultura Idealizadores do BR 135 projetam circuito regional

Idealizadores do BR 135 projetam circuito regional

Idealizadores do BR 135 projetam circuito regional

“Queremos criar um circuito no Nordeste”, diz Luciana Simões, cantora da dupla Criolina e uma das idealizadoras do Festival BR 135, sobre as oportunidades de fortalecimento da cadeia produtiva da música a partir do apoio dos governos estaduais da região.

No Maranhão, o cenário é otimista. Além de apoiar o festival, o Governo do Estado participou de uma mesa redonda do evento sobre os impactos da crise nacional para a cultura, representado pelo secretário estadual de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry.

“Foi uma grande abertura de diálogo com o Governo”, afirma Luciana sobre a ocasião, na qual Márcio Jerry propôs a continuidade do diálogo do Governo com os artistas e produtores locais organizados em torno do Observatório da Cultura do Maranhão.

“A gente acredita que no governo maranhense, que vai na contramão do governo federal, as políticas para a cultura vão permanecer”, comenta Luciana, ao defender a importância da manutenção de políticas culturais frente à iminente extinção do Ministério da Cultura.

A ideia, agora, é fortalecer os laços com artistas e produtores de outros Estados do Nordeste, para criar um circuito regional de fomento, produção e difusão cultural.

O primeiro passo começa no próximo dia 6, com a primeira edição do BR 135 fora do Maranhão. O festival vai integrar a programação da Semana Internacional da Música na capital paulista. O evento reúne festivais de música de todo o Brasil e tem projeção internacional.

Bom momento 

O bom momento para a cultura no Maranhão também é reconhecido por grandes patrocinadores. Segundo Luciana Adão, coordenadora de Patrocínios Culturais Incentivados da Oi Futuro, “enquanto o resto do País deprime”, o estado está “em movimento ascendente”.

A valorização da cultura também se reflete no turismo, e levou São Luís a ser a cidade mais procurada pelo turismo nacional para 2019, segundo o site O Globo.

“O Maranhão tem ativos muito fortes e tem havido investimentos do Governo nessa direção”, ressalta Márcio Jerry, sobre o investimento em cultura de forma associada ao turismo, para o desenvolvimento econômico do estado.

Festival BR 135

Idealizado pela dupla Criolina, formada por Ale Muniz e Luciana Simões, o Festival BR 135 existe há 7 anos. Nesta edição, reuniu um público de 70 mil pessoas para assistir atrações musicais de todo o Brasil no Centro Histórico de São Luís.

O evento promove shows, capacitações e o fomento de patrocínios, visando o fortalecimento da cadeia produtiva musical no Maranhão e o intercâmbio dos artistas locais com outros festivais.