Home Notícias Semana Estadual dos Direitos Humanos começa nesta terça-feira (4)

Semana Estadual dos Direitos Humanos começa nesta terça-feira (4)

Featured Video Play Icon

O evento segue até o dia 12 de dezembro em comemoração a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos que completa neste ano de 2018, 70 anos. O evento foi criado originalmente pela Organização Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo intensificar a reflexão sobre os direitos humanos.

Em entrevista ao Bom Dia Maranhão, o Secretário Adjunto de Direitos Humanos, Jonata Galvão, comentou sobre a importância dessa semana em um ano cheio de comemorações que celebram os direitos da sociedade. ” Nós temos uma semana importante, uma data simbólica. No mesmo ano que a gente comemora os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, nós também comemoramos os 30 anos da promulgação da nossa Constituição Cidadã, a Constituição de 1988, e é o mesmo ano que a gente tem uma série de debates, discussões, que vão pesar, justamente, naquilo que é mais caro para as pessoas, que são os seus direitos”, afirmou o secretário.

Entre os assuntos da programação da Semana Estadual, serão abordados temas contemporâneos relacionados aos Direitos Humanos como por exemplo “Educação, Mídia e Liberdade de Pensamento”, que terá como convidados o professor e Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão e a presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Ana Amélia.

Além da mesa de debates, o evento também estará realizando exibições da mostra de Cinema e uma Solenidade em Alusão à Declaração Universal dos Direitos Humanos, presidida pelo Governador do Estado, Flávio Dino.

De acordo com o secretário Jonata Galvão, o evento é uma oportunidade de aprendizado e conscientização dos direitos da sociedade que foram debatidos diversas vezes neste ano de eleições mas pouco se aprendeu sobre eles. “Nesse período de eleições a gente percebeu muito isso. Muito se debateu sobre os direitos humanos, mas pouco se informou sobre. Então com essa Semana dos Direitos Humanos a gente tem a oportunidade das pessoas terem mais informações sobre o que são os direitos humanos, para que serve, de fato quais são as razões de existir uma declaração Universal de Direitos Humanos e como que ela é aplicada no dia a dia no estado do Maranhão”, disse o secretário.

Confira a entrevista na íntegra!