Home Notícias Prêmio Fapema Sérgio Ferretti 2018 acontece nesta quarta-feira (5)

Prêmio Fapema Sérgio Ferretti 2018 acontece nesta quarta-feira (5)

Featured Video Play Icon

O evento é uma das mais importantes premiações científicas do Norte-Nordeste. Neste ano de 2018, o Prêmio Fapema teve mais de 200 trabalhos inscritos. O diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira participou do Bom Dia Maranhão desta segunda-feira (3) e deu mais detalhes sobre a premiação.

Para o diretor e presidente, a entrega do prêmio é mais que uma noite de premiação. ” É um grande momento de reconhecimento, de valorização e de esperança no que a gente pensa para a ciência e para o desenvolvimento científico e tecnológico”, disse Alex Oliveira.

Serão distribuídos R$ 278. 500 em premiações para 52 trabalhos no total. O envolvimento cada vez maior de estudantes e profissionais da área de ciência e tecnologia tem sido resultado de programas como o Geração Ciências que é realizado para estudantes do Ensino Médio. “Nós fizemos uma grande mudança, sobretudo no acesso à tecnologia. Nós criamos um Programa chamado “Geração Ciência” que multiplicou por cinco as bolsas de educação científica Junior do Ensino Médio. Então, com isso cresceu muito a procura. Cresceu muito o entusiamos das pessoas. E, aí, nó temos uma premiação para o Ensino Médio. Um aluno em terceiro lugar poderá ganhar R$1.750, pelo sucesso da sua pesquisa”, afirmou o diretor e presidente.

Nesta 14ª edição o homenageado será o antropólogo Sérgio Ferretti. De acordo com Alex Oliveira, essa foi uma forma de homenagear um grande pesquisador que deveria estar concorrendo a essa premiação. ” Já que ele não está concorrendo, eu precisava fazer essa homenagem. Eu não gostaria de ter perdido o Sérgio, ele ainda tinha muito o que fazer pelo Maranhão. Mas certamente ele deu uma grande contribuição. Foi um pesquisador de amplo expecto, reconhecido nacionalmente e vários trabalhos internacionalmente conhecidos”, afirmou o entrevistado.

Confira a entrevista na íntegra!