Home Notícias Caravana lança proposta de comitês municipais de combate ao Trabalho Escravo

Caravana lança proposta de comitês municipais de combate ao Trabalho Escravo

Featured Video Play Icon

Nesta segunda-feira (12) a Caravana da Liberdade dá início aos trabalhos de combate e prevenção ao trabalho escravo no Maranhão. A caravana vai passar esta semana por três municípios, Codó, Caxias e Timbiras e vai articular a criação dos Comitês Municipais.

A situação do Maranhão em relação ao trabalho escravo é bastante preocupante, já que ocupa o ranking de estado que maior fornece mão de obra escrava do país. O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Jonathan Galvão, comentou essa realidade durante a entrevista nesta segunda-feira (12), no Bom Dia Maranhão.

De acordo com o secretário, pensando no combate e prevenção, os comitês deverão fazer uma junção entre a sociedade civil e o poder público. Por meio dos comitês, deverão ser feitas denúncias e articulações de políticas públicas locais para atender os casos de trabalho escravo. Ainda nessa proposta, deverão ser criadas as redes de atendimento que vão auxiliar as  vítimas desse crime.

A proposta dos comitês será lançada e discutida a partir de hoje durante a Caravana que começa em Codó.

O secretário também comentou a extinção do Ministério do Trabalho, uma das medidas do governo do presidente eleito Jair Messias Bolsonaro. Segundo o secretário, essa é uma “medida trágica”, já que o Ministério fiscaliza as condições em que os trabalhadores estão e defende os direitos do trabalhador.

Veja a entrevista na íntegra!