Home Maranhão Enfermeiras do Coren-MA aderem à campanha Outubro Rosa e usam lenço na cabeça

Enfermeiras do Coren-MA aderem à campanha Outubro Rosa e usam lenço na cabeça

Enfermeiras do Coren-MA aderem à campanha Outubro Rosa e usam lenço na cabeça

No mês dedicado à conscientização do câncer de mama, profissionais e representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão resolveram aderir à campanha “Enfermagem Unida pela Prevenção”, organizada pela diretoria do Coren-MA.

Com um lenço na cabeça, enfermeiras e técnicas de enfermagem chamam a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce da doença, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o tipo mais comum entre as mulheres.

A enfermeira e conselheira efetiva do Coren-MA, Gianne Negri, explica sobre a importância do Conselho ter aderido a essa campanha “O outubro rosa tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce câncer de mama, que tem altas chances de cura, quando diagnosticado cedo. O Coren-MA se junta a essa campanha para reforçar sobre o papel da enfermagem na assistência a esses pacientes, com a doença”, disse Gianne.

Lorena Lindoso, coordenadora de Fiscalização do Conselho, afirma que as profissionais de enfermagem que cuidam das pessoas, precisam também cuidar de si mesmas “As pessoas da área da saúde, acabam se tornando displicentes quando o assunto é se cuidar. Porque a rotina dos profissionais é muito longa, trabalhos em vários lugares. Chega um momento que a gente para, e quando descobre a doença já está avançada, por isso a importância das profissionais de enfermagem tirarem um dia no mês, para fazerem a prevenção”, alerta Lorena.

Aos 26 anos, a enfermeira Allana Petrucya, representante da subseção de Imperatriz, mesmo com a pouca idade já se preocupa e se previne contra o câncer de mama, e afirma que o autoexame é uma das principais formas de detectar alguns sintomas do câncer “Quanto mais cedo nós descobrirmos o câncer, mais chance nós temos de cura. Por isso a importância do autoexame. Quem se ama, se toca. Na hora do banho, tomando uma ducha, é importante fazer o autoexame da mama, caso sinta algum nódulo, fazer a mamografia, se diagnosticado cedo, isso pode salvar nossa vida. Faça o autoexame, vá ao médico de 6 em 6 meses, previna-se” afirma Allana.

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Como parte das atividades desenvolvidas, o Coren-MA estará arrecadando durante todo o mês de outubro, lenços de diferentes cores e tamanhos que serão doados às mulheres em tratamento contra a doença. As doações podem ser feitas na sede ou subseções do conselho.

O presidente interino do Coren-MA, Jamson Oliveira, fala sobre a importância do órgão aderir à campanha e incentivar as profissionais de enfermagem na luta contra a doença. “A ideia da campanha Outubro Rosa, iniciada pelo Coren-MA, é incentivar as mulheres profissionais de enfermagem, que estão atuando, a também se prevenir. Porque elas muitas vezes exercem a profissão, e esquecem do autocuidado. A ideia é chamar a atenção dessas mulheres para a prevenção, e encampar a luta contra o câncer de mama”, afirma Jamson.