Prefeitura homenageia crianças com programação especial durante toda a semana

Na semana em que se comemora o Dia das Crianças – 12 de outubro – a Prefeitura de São Luís promoverá uma série de atividades voltadas para o público infantil. Diversas ações, que seguem a orientação do prefeito Edivaldo, beneficiarão as crianças em áreas como cultura, educação, assistência social e esporte. A programação acontece ao longo da semana e as atividades incluem contações de histórias, passeios em cinema e outros espaços ao ar livre, além de apresentações culturais em espaços como a Feirinha São Luís.

Entre o público beneficiado com as atividades, estão as crianças atendidas pelos serviços da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). As crianças da Casa de Passagem, abrigo institucional da Prefeitura de São Luís, por exemplo, participarão de um almoço com o tema Floresta Encantada. A atividade, que acontece na segunda-feira (8) abre a programação da semana que inclui passeios em praias, piqueniques e ações sociais que acontecerão no equipamento social.

No Centro Dia Infantil, importante espaço de apoio e orientação para famílias de crianças com microcefalia e outras deficiências, a programação conta com banho de piscina, festa, contação de histórias e outras brincadeiras. Nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de bairros como Vinhais e Janaína as atividades incluem festas de confraternização e convivência com brincadeiras e lanches para a criançada. Além de atrações culturais serão desenvolvidas atividades educativas com a presença do Cidadão Limpeza, personagem criado pela Prefeitura de São Luís para conscientização da população para o descarte correto do lixo.

Educação

Na área da Educação, a semana da criança conta com atividades como contações de histórias, que serão realizadas em escolas da rede municipal de ensino, tendo como suporte o Carro Biblioteca. Entre as unidades que receberão a atividade, entre os dias 8 e 11 de outubro, estão as U.E.B.s Ana Lúcia Chaves Fecury, Saraiva Filho, João Lima Sobrinho, e o Anexo II da Rubem Goulart.

Na U.E.B Honório Odorico Ferreira, escola da Zona Rural, a programação conta com Cinema na Escola, pinturas em rosto, passeio na Vale e oficina de brinquedos com a participação dos pais. Na U.E.B Senador Miguel Lins, na Alemanha, acontecerão atividades recreativas com cama Elástica e pintura, além de oficina de culinária e cineminha e distribuição de brinquedos.

No dia 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças, o prefeito criança Thiago Cutrim e sua vice, Kimberly Saori, participarão do evento “Brincando, reciclando e do planeta cuidando”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ/MA). O projeto Prefeito Criança é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e tem o objetivo de despertar a consciência política e social das crianças e adolescentes da rede pública municipal de São Luís, além de incentivá-las a conhecerem os trabalhos do Legislativo e Executivo Municipal

Cultura 

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) também beneficia os estudantes durante as comemorações semana da criança. Com o desenvolvimento do programa Ponto a Ponto, estudantes da rede municipal de ensino estão tendo acesso a diferentes segmentos culturais. Na próxima semana, alunos da U.E.B Justo Jansen e da U.E.B Bandeira Tribuzzi visitam o Laborarte, que desenvolve oficinas de teatro, tambor de crioula, dança do cacuriá e ritmos populares maranhenses. Já os estudante da U.E.B Luís Serra terão a oportunidade de conhecerem o Grêmio Recreativo Escola de Samba Flor do Samba.

Feirinha São Luís

Promovida aos domingos na Praça Benedito Leite, na área do Centro Histórico de São Luís, a Feirinha tem atraído grande público a cada edição. Em conformidade com o calendário de comemorações, edições da feirinha já homenagearam pais e mães, por exemplo. No domingo (14) atividades específicas serão oferecidas ao público infantil como apresentações culturais, brinquedoteca e contação de histórias. O objetivo é atrair o público infantil, oferecendo às crianças e aos pais uma opção de lazer gratuita.