Home Notícias Ação voluntária marca Dia Mundial de Limpeza de Praias em São Luís

Ação voluntária marca Dia Mundial de Limpeza de Praias em São Luís

Ação voluntária marca Dia Mundial de Limpeza de Praias em São Luís

Neste sábado (15), a Prefeitura de São Luís realiza um Dia D de mobilização e conscientização social e ambiental sobre a importância da manutenção da limpeza das praias. A ação é alusiva ao Dia Mundial da Limpeza, que ocorre em pelo menos 160 países sempre no terceiro sábado do mês de setembro. Na capital, a ação acontece na Avenida Litorânea e é coordenada pela Prefeitura. Estudantes de escolas da rede pública municipal, entidades da sociedade civil e órgãos públicos foram convidados a participar da ação que tem como objetivo formar uma rede de proteção das praias de São Luís.

Ao longo do percurso, os frequentadores da praia receberão dicas de como fazer o descarte correto do seu lixo e dicas de como reduzir a geração de resíduos, protegendo as praias da cidade. Ao final, tudo que for recolhido será pesado para que as pessoas tenham noção do quanto é descartado irregularmente nas praias de São Luís e os riscos que esse descarte traz. O Cidadão Limpeza Cidade Beleza acompanhará toda a ação, chamando a atenção da população para o problema.

A Avenida Litorânea foi escolhida como ponto central da atividade por ser uma área com grande fluxo de pessoas nos finais de semana. Por ser um dos trechos mais urbanizados da orla de São Luís, com hotéis, bares, restaurantes e ser um espaço usado não apenas para atividades de lazer, mas também para a prática diária de atividades físicas, a geração de resíduos na área é elevada e os impactos do descarte irregular pode causar prejuízos ao meio ambiente e também à saúde de quem frequenta o espaço.