Home Maranhão Comitê Gestor antecipa no NHD programação do Dia Mundial da Limpeza

Comitê Gestor antecipa no NHD programação do Dia Mundial da Limpeza

Featured Video Play Icon

O terceiro sábado de setembro é conhecido como Dia Mundial da Limpeza e em diversas cidades do mundo a data é marcada por uma grande ação de limpeza nas praias. Este ano a ação será no dia 15 e, em São Luís, será feita uma campanha em prol da preservação das praias da cidade. Sobre o assunto, o jornal Na Hora D recebeu nesta a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela.

A intenção é conscientizar a população da cidade sobre os prejuízos ao meio ambiente marinho decorrentes do descarte irregular de resíduos sólidos na areia. A ação acontecerá no dia 15, das 8h às 10h, na faixa de areia ao longo da Avenida Litorânea.

Atualmente, o plástico é o grande vilão do meio ambiente costeiro. Toneladas de garrafas e embalagens, que são empurradas pelas correntes marítimas e formam um amontoado em outras áreas de maré, causando prejuízos à população local, ao meio ambiente, à atividade pesqueira, à navegação, à atividade turística entre tantos outros problemas.

A Avenida Litorânea foi escolhida como ponto central da atividade por ser uma área com grande fluxo de pessoas nos finais de semana. Por ser um dos trechos mais urbanizados da orla de São Luís, com hotéis, bares e ser um espaço usado não apenas para atividades de lazer, mas também para a prática diária de atividades físicas, a geração de resíduos na área é elevada e os impactos do descarte irregular pode causar prejuízos ao meio ambiente e à saúde de quem frequenta o espaço constantemente.

Com esta ação do Dia Mundial da Limpeza, a Prefeitura de São Luís, espera promover a conscientização da população para o problema do descarte irregular do lixo urbano. O intuito do movimento é a promoção da mobilização social, aproximando toda a cidade no debate do descarte irregular dos resíduos, propondo através de sugestões e ações firmadas, melhorias nas políticas públicas voltadas aos resíduos sólidos e nas soluções de limpeza para a cidade. A ação será coordenada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana.