Home Maranhão São Luís São Luís recebe de presente Praça Dom Pedro II restaurada

São Luís recebe de presente Praça Dom Pedro II restaurada

São Luís recebe de presente Praça Dom Pedro II restaurada

Comemorando o aniversário de 406 anos de São Luís, a comunidade ludovisense teve mais um motivo para festejar. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura Municipal entregaram, na noite de sexta-feira (07), totalmente restaurada, a Praça Dom Pedro II, um dos primeiros logradouros da cidade e um dos mais emblemáticos espaços para a memória e a história da capital maranhense, que é patrimônio cultural da humanidade. O ato de entrega da praça contou com as presenças da presidente do Iphan, Katia Bogéa, do prefeito Edivaldo e do superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary. A ação marca a ampla agenda de comemorações pelo aniversário dos 406 anos de cidade.

A obra teve como destaque a restauração da escultura Mãe d’Água Amazônica, que está de volta à praça após ser restaurada. A revitalização da praça integra um pacote de obras de mais de R$ 50 milhões que estão sendo executadas na área do Centro Histórico. O prefeito Edivaldo destacou o valor da obra para a preservação da memória e da história da cidade.

“A revitalização desta área tão emblemática para a nossa cidade, testemunha de tantos fatos marcantes da nossa história e grande referência do nosso patrimônio arquitetônico é, sem dúvida um grande presente para a popula ludovicense. Com a restauração de mais esse espaço visando à melhoria e preservação do nosso Centro Histórico, queremos também estimular o espírito de pertencimento na população, para que ela ame e se aproprie desses espaços. De forma que estamos imensamente felizes de entregar esse valioso presente às vésperas do aniversário da nossa cidade, que ganha um novo espaço restaurado, bonito e pronto para receber a visitação dos maranhenses e turistas”, afirmou Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito, Julio Pinheiro e de secretário municipais.

Em seu pronunciamento o prefeito agradeceu a presidente do Iphan, Katia Bogéa e ao superintendente, Maurício Itapary, pela importante parceria. “Temos a alegria de junto com o Iphan entregar essa importante obra”, disse o prefeito.

A presidente do Iphan, Kátia Bogéa enfatizou a grandiosidade da obra para São Luís, “Estamos muito felizes de entregar a Praça Pedro II amplamente restaurada, no aniversario da cidade. É importante ressaltar que esse espaço não se trata de uma praça qualquer, pois, além de ser o primeiro logradouro público criado na capital, é também praça cívica com a presença de algumas das mais importantes instituições do estado. Além disso, aqui é o ponto de partida da visitação do turista que chega ao Centro Histórico. Eu agradeço imensamente a parceria com a Prefeitura de São Luís, porque, juntos, conseguimos esse excelente resultado de disponibilizar novamente à população esse espaço tão importante para a cidade”, observou Kátia Bogéa.

Ainda conforme a presidente do Iphan, agora reformada, a população tem que se apropriar de seu patrimônio e ser sua defensora. “Em São Luís, estamos desenvolvendo um projeto de restauração de espaços do Centro Histórico, com recursos da ordem de R$ 50 milhões, um esforço impressionante nesse momento de recessão econômica que vivemos no país”, frisou Kátia Bogeá, acrescentando ainda entre as obras que estão sendo executadas com esse recurso a restauração das praças Deodoro e Pantheon, as alamedas Gomes de Castro e Silva Maia, a Rua Grande e outras.