Home Maranhão Maranhão vai sediar etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica

Maranhão vai sediar etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica

Maranhão vai sediar etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica

A Universidade Federal do Maranhão receberá entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Centro de Convenções, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

A olimpíada é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos que, utilizada da robótica, possui grande aceitação junto aos jovens, para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, além de identificar futuros talentos para a área e promover a aproximação com área aos alunos das redes de ensino públicas e privadas de todo país.

Em 2018, a etapa estadual terá a participação de 116 equipes e ocorrerá em três rodadas. A competição terá início no dia 31 de agosto, às 13h, e encerrará ao meio-dia, do dia 1º de setembro com a cerimônia de entrega das medalhas para os vencedores da etapa estadual.

Em 2016, a etapa estadual foi realizada na UFMA e contou com 41 equipes das redes particular, municipal, estadual e federal de ensino. Ano passado, a etapa foi sediada no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de São José de Ribamar, contando com a participação de 97 equipes. As etapas estaduais classificam os participantes para a nacional.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A etapa estadual é organizada, desde 2016, pela coordenação do curso de Engenharia da Computação (ECP) da UFMA, tendo como representante o professor Paulo Rogério de Almeida Ribeiro, membro da ECP.

Por Ascom