Home Política Advogado Hélio Bicudo, autor do impeachment e fundador do PT, morre aos 96 anos

Advogado Hélio Bicudo, autor do impeachment e fundador do PT, morre aos 96 anos

Advogado Hélio Bicudo, autor do impeachment e fundador do PT, morre aos 96 anos

O advogado Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, faleceu na manhã desta terça-feira 31, aos 96 anos. Bicudo sofria de complicações cardíacas e estava fragilizado desde que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), em 2010. Desiludido com o partido, o jurista foi, ao lado de Janaína Paschoal e Miguel Reale Júnior, um dos autores do pedido de impeachment que cassou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016. A família não divulgou as informações a respeito do velório.

Nascido em 1922, o jurista Hélio Bicudo teve a sua atuação marcada pela defesa dos direitos humanos e pelo engajamento na vida pública do país, tendo sido promotor de Justiça, deputado federal e vice-prefeito de São Paulo. Durante a ditadura militar, notabilizou-se por processar e condenar os policiais que faziam parte do chamado “esquadrão da morte”, grupo que atuava assassinando criminosos ao próprio critério. Bicudo atuou fortemente para combater a pena de morte no Brasil.

Sua história com o PT começou desde os primeiros momentos do partido, tendo sido um dos seus fundadores em 1980 e um dos seus primeiros dirigentes. Ele disputou duas eleições para a Câmara e venceu a eleição municipal da capital paulista em 2000, ao lado de Marta Suplicy. Em 2005, após o escândalo do mensalão, rompeu com o PT e deixou o partido.