Home Polícia PF captura grupo que enviava drogas do Peru ao Maranhão

PF captura grupo que enviava drogas do Peru ao Maranhão

PF captura grupo que enviava drogas do Peru ao Maranhão

A Polícia Federal no Acre (PF/AC) deflagrou, por volta das as 6h desta terça-feira (26), a “Operação Peterbilt”, destinada a desarticular Organização Criminosa que atuava no tráfico de drogas em vários Estados da Federação. De acordo com a investigação, as drogas saiam do Peru em um caminhão, passando pelo Acre, com destino ao Maranhão.

Ao total, foram cumpridos mais de 15 mandados, dentre os quais cinco prisões preventivas e 11 buscas e apreensões, nos Estados do Acre, Maranhão e São Paulo. A investigação está sendo feita pela Delegacia de Repressão de Entorpecentes da PF (DRE/AC).

O nome da Operação é inspirado na fabricante de caminhões Americana. A empresa Peterbilt revolucionou o conceito de transportes e serviu de analogia para demonstrar o refinamento de atos criminosos dos investigados, que se valeram de diversos ardis e complexo sistema de logística para efetuar o tráfico de entorpecentes por entre os Estados Brasileiros.

As investigações indicam que a operação de hoje foi um duro golpe no tráfico internacional de drogas, já que os elementos colhidos no inquérito dão mostras de que a Organização teria transportado centenas de quilos de entorpecentes, em especial a cocaína na forma pura. O quilo da droga pode chegar a R$ 25.000 (vinte cinco mil reais).

Durante as investigações, a Polícia conseguiu apreender quase R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) em drogas pertencentes ao bando.

No total, foram quase dois anos de investigação e o cumprimento de mandados na data de hoje envolve mais de 60 policiais federais em três estados.