Home Campanha de vacinação contra a gripe encerra hoje

Campanha de vacinação contra a gripe encerra hoje

Campanha de vacinação contra a gripe encerra hoje

Prorrogada, a campanha de vacinação encerra nesta sexta-feira (15).  Entre as unidades de saúde com horário de funcionamento estendido,  até às 18h, por determinação do prefeito Edivaldo, estão os centros de saúde Paulo Ramos, Turu, Cohab, Genésio Rego, Liberdade, Bezerra de Meneses, São Francisco, Djalma Marques, Fabiciana, Janaina, Clodomir Pinheiro e Vila Bacanga. O horário estendido teve como objetivo ampliar o acesso do público-alvo à vacina para garantir a cobertura da meta proposta pelo Ministério da Saúde.

A vacina tem eficácia de seis a 12 meses e reduz as complicações que podem gerar casos mais graves da doença, internações ou até mesmo óbitos. Protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano, no Hemisfério Sul, de acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS): o A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

PÚBLICO

O público-alvo inclui idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas, como asma ou diabetes, também integram o grupo prioritário.

Se sobrarem vacinas, o público poderá ser ampliado para crianças de cinco a nove anos e adultos com idades entre 50 e 59 anos, segundo determinou o Ministério da Saúde aos municípios. O Governo Federal distribuiu 60 milhões de doses aos estados.