Home Maranhão Mais de 840 mil alunos estão inscritos na 1ª etapa da OBMEP

Mais de 840 mil alunos estão inscritos na 1ª etapa da OBMEP

Será realizada, nesta terça-feira (5), a prova da 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) 2018. As provas serão realizadas nos dois turnos escolares, em escolas nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs).

No total, 845.817 estudantes de 4.011 escolas públicas e particulares do Maranhão se inscreveram para a OBMEP 2018. Estes números representam um aumento na ordem de 6,95% a mais que em 2017, quando 830.965 alunos de 3.874 escolas garantiram a participação na Olimpíada.

A OBMEP 2018 é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais e escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação.

Essa é a maior olimpíada estudantil do país, e reúne estudantes de todos os estados brasileiros. Foi criada com o intuito de estimular e testar o raciocínio lógico e o pensamento matemático dos estudantes.

A OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) foi criada com o principal objetivo de estimular o estudo da Matemática nas escolas públicas brasileiras, e com isso, somar novos talentos para o Brasil. Seu intuito, em primeiro plano, é ser um projeto social e dar oportunidades a alunos de baixa renda, cujas escolas não possuem a mesma estrutura que o ensino privado.

A OBMEP é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tendo o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das Secretárias Estaduais de Educação.