Home Cultura Boi Novilho se apresenta em prévia junina do São João de Todos, na Litorânea

Boi Novilho se apresenta em prévia junina do São João de Todos, na Litorânea

Boi Novilho se apresenta em prévia junina do São João de Todos, na Litorânea

Neste domingo (3), no Parquinho da Litorânea, o Boi Novilho Branco vai movimentar o espaço levando para o público ritmos e todos os tipos de sotaque de Bumba Meu Boi, a partir das 18h30. A apresentação faz parte da programação do São João de Todos 2018.

Para embalar a abertura da noite, o forró Raimundinho Pé no Chão leva um repertório variado com sucessos do ritmo, ao som de sanfona, zabumba e triângulo.

No próximo fim de semana, dias 8 e 10 de junho, a programação das prévias juninas do São João de Todos terá como atração principal o Boi Barrica no canto da cultura, e no Parquinho da Litorânea quem faz a festa do público é a Cia Encantar, com suas músicas e coreografias que retratam a riqueza e diversidade da cultura popular maranhense.

Início das prévias juninas

Imagem: divulgação

As festanças do pré São João de Todos 2018 tiveram início na última sexta-feira (1º), com apresentação de Bumba Meu Boi, quadrilhas e shows no Praia Grande (Centro Histórico) e Cohajap.

No Canto da Cultura (Praia Grande) o público aplaudiu a apresentação do grupo de forró Raimundinho Pé no Chão, e logo depois o brilho e as toadas do Boi Pirilampo encheram de ritmos o centro histórico, encantando o público que dançou e brincou até o fim da apresentação.

As turistas Julia Scardua e Meyrielen Mantovani, de Vitória (ES), tiveram o primeiro contato com o Bumba Meu Boi do Maranhão, após a apresentação do Boi de Orquestra Pirilampo, no Canto da Cultura.

As turistas Julia Scardua e Meyrielen Mantovani (Imagem: divulgação)

“Chegamos mais cedo e visitamos alguns museus e casas de cultura daqui, depois fomos comprar algumas lembrancinhas para levar para os amigos e familiares, foi quando nos deparamos com a apresentação do boi. Achei surreal, pois eu nunca tinha visto e nem imaginava que eu fosse sentir essa energia só assistindo a brincadeira”, falou Meyrielen Mantovani.Assim como o Cohajap, mais 10 arraiais de bairros foram contemplados com apoio do Governo do estado, por meio da Sectur. Eles começam as suas festas no dia 23 e seguem até o dia 30 de junho. São os arraiais do João Paulo, Bairro de Fátima, João de Deus, Liberdade, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Largo Santo Antônio.O arraial do Cohajap também iniciou o seu festejo junino na sexta-feira, com apresentação do Tambor de Crioula Aruanda de Anistelmo, show do cantor maranhense Dhean Brito e Boi Upaon Açu, de sotaque de orquestra. A programação do arraial segue até o dia 13 de junho.

 

 

Grandes nomes confirmados na temporada oficial

A temporada oficial do São João de Todos 2018 será realizada de 15 de junho a 1º de julho em São Luís. Em Imperatriz, o São João de Todos chega pela primeira vez com uma semana inteira de programação, entre 23 e 30 de junho. Já foram confirmados grandes nomes para as apresentações nos dois municípios, como Flávio José, Fagner, Flávia Bittencourt, Alceu Valença, Pinduca e Lairton e Seus Teclados.

Alceu Valença será uma das atrações da temporada oficial (Imagem: divulgação)

Na capital, os arraiais oficiais serão no Ipem (Centro Social dos Servidores do Estado), Vila Palmeira, Praça Maria Aragão e Nauro Machado no centro histórico (somente às sextas-feiras).

Várias datas já estão definidas. Alceu Valença, Flávia Bittencourt e Nando Cordel se apresentam no dia 16 de junho, na capital. No dia 28 de junho, é a vez de Fagner, também em São Luís. Todos esses shows serão no Arraial da Maria Aragão.

O Arraial do Ipem terá Agnaldo Timóteo no dia 28 de junho. Flávio José vai ser apresentar no dia 1º de julho.

No Arraial da Vila Palmeira, a atração do dia 1º de julho é Lairton e Seus Teclados. Antes disso, o show passa pela cidade de Imperatriz, no dia 26 de julho.

A cidade da Região Tocantina também terá mostra de quadrilhas, uma das principais atrações da festa.