Home Maranhão Contas de luz ficam mais caras neste mês de junho

Contas de luz ficam mais caras neste mês de junho

Contas de luz ficam mais caras neste mês de junho

Neste mês de junho, as contas de luz estão mais caras com bandeira tarifária vermelha no patamar 2, o maior entre as faixas tarifárias. Com isso, as contas de luz terão um custo adicional de 5 reais a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a decisão foi tomada por causa  do fim do período chuvoso e a redução no volume dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Em maio, vigorou a bandeira tarifária amarela, em que há adicional de um real na conta de energia do consumidor a cada 100 quilowatts-hora consumidos. Nos quatro primeiros meses do ano, vigorou a bandeira verde, em que não há cobrança extra na conta de luz.

Com a adoção da bandeira vermelha, a Aneel aconselha os consumidores a adotar hábitos que ajudem a economizar energia. Entre eles, banhos mais curtos utilizando o chuveiro elétrico, não deixar a porta da geladeira aberta e não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado.

Como economizar

Para economizar todo detalhe faz diferença, como exemplo, colocar a geladeira longe do fogão pode representar uma diminuição de 20% do consumo dela, segundo a Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

Não deixar aparelhos eletrônicos que não estão sendo usados ligados na tomada, mesmo que seja o carregador do celular também reduz o consumo, assim como passar todas as roupas de uma vez só.