Home Cultura São João Pré-temporada junina agita São Luís a partir deste fim de semana

Pré-temporada junina agita São Luís a partir deste fim de semana

Pré-temporada junina agita São Luís a partir deste fim de semana

Bois no Ceprama, Gigantes na Camboa e cacuriá na Casa de Nhozinho. Essas são algumas das atrações da abertura da pré-temporada junina em São Luís a partir deste fim de semana. São diversas apresentações que vão até domingo (3).

No Ceprama, são três dias de festa, com organização do Governo do Maranhão e realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, em parceria com outras instituições.

O arraial do Ceprama tem o palco principal, o Barracão do Forró Pé de Serra e as barracas de palha para as vendas de comidas típicas, como arroz de cuxá, vatapá, patinha de caranguejo, peixe frito, torta de camarão e bebidas.

Na sexta-feira (25), apresentam-se Boi de Santa Fé, Boi de Guimarães, Show Amos do Munim, com os cantores Osvaldo Preto e Manequinho, Boi da Maioba e Boi de Axixá. O Barracão do Forró recebe Cambada do Forró e Inaldo Bartolomeu.

No sábado (26), é a vez de Bumba meu Boi Tamarineiro, Boi de Maracanã, Boi da Pindoba, Boi de Nina Rodrigues, César Nascimento e Gabriel Melonio. Já no Barracão do Forró, entram Inaldo Bartolomeu e Andrezinho e os Brotos do Forró.

No domingo (27), estão Boi de Ribamar, Boi Pirilampo, Boi Lendas e Magias, Boi Boa Hora dos Pachecos e Barracão dos Pachecos. E no Barracão do Forró acontecerá a atração musical do cantor Inaldo Bartolomeu, encerrando a festa.

Ensaios

A segunda edição dos Ensaios Juninos transforma neste sábado (26) o Museu Casa de Nhozinho em um espaço democrático para ensaios dos grupos de Bumba Meu Boi, de cacuriá e das demais atrações artísticas de danças do período junino.

O acesso aos ensaios dos grupos é pela Rua de Nazaré, com início às 15h, no Centro Histórico de São Luís. A entrada é gratuita. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Maranhão.

A programação inclui Bumba Meu Boi de São Simão, Cacuriá do ASC, Bumba Meu Boi Unidos Venceremos, Cacuriá de Dona Teté e Bumba Meu Boi de Guimarães (Zabumba)