Home Cultura Documentário sobre o acesso à justiça no Brasil é apresentado nesta segunda (4)

Documentário sobre o acesso à justiça no Brasil é apresentado nesta segunda (4)

Nesta segunda (4), será apresentado o documentário “Novos Caminhos”, resultado do trabalho de mais de dois anos Maranhão do núcleo de pesquisa atrelado ao curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) intitulado “Novos Caminhos: Núcleo para Educação em Direitos e Acesso à Justiça”, e coordenado pelos professores Yuri Michael Pereira Costa e Jean Carlos Nunes Pereira. O documentário será apresentado no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, às 15h. O evento é aberto ao público.

O filme foi realizado em parceria com professores, técnicos e alunos da UEMA. Para o docente Yuri Costa, todos os envolvidos apostam na construção de uma cultura de protagonismo social que amplie as possibilidades de efetivação do acesso à justiça por via da educação em direitos e do uso da tecnologia da informação.

O professor compreende ainda quanto menor e mais frágil é a formação escolar, tanto mais difícil é a compreensão de que a lesão a direitos é um problema de ordem social. “Há instrumentos jurídicos que podem ser manejados para reparar a lesão a direitos e também há órgãos capazes juridicamente de promover a reparação a essas pessoas. A distância dos cidadãos em relação à administração da justiça é tanto maior quanto mais baixo é o estrato social a que pertencem e essa distância tem como causas próximas não apenas fatores econômicos, mas também questões sociais e culturais. Ainda que, uns e outros, possam estar remotamente relacionados com as desigualdades econômicas”, frisou Yuri Costa.

O documentário autoral, que tem como objetivo maior o fomento à discussão acerca do acesso à justiça, foi integralmente produzido pelo Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (UemaNet) e conta com a participação de estudantes, militantes sociais e estudiosos com atuação no Estado. A voz que conduz a narrativa do documentário é do artista maranhense Zeca Baleiro.

Durante o evento, será também apresentada uma disciplina para alunos de ensino médio, elaborada pela equipe do núcleo de pesquisa “Novos Caminhos” em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. A disciplina, de cunho optativo, será aplicada em todas as escolas de tempo integral do Estado.