Home Cultura São João Boi Pirilampo faz abertura de prévias do São João de Todos em São Luís

Boi Pirilampo faz abertura de prévias do São João de Todos em São Luís

Boi Pirilampo faz abertura de prévias do São João de Todos em São Luís

Após as festanças realizadas no Ceprama, as prévias juninas em São Luís têm continuidade com o pré-São João de Todos 2018. Nestas duas semanas que antecedem a abertura oficial, os festejos serão realizados às sextas-feiras, a partir das 18h, no Canto da Cultura, localizado no cruzamento das ruas Portugal e da Estrela, na Praia Grande, Centro Histórico. Aos domingos, as prévias também contam com programação especial no Parquinho da Litorânea, no mesmo horário.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

Foto: Hugo Andrade

Nesta sexta-feira (1º), o público pode conferir no canto da cultura a apresentação do Boi Pirilampo, sotaque de orquestra, um dos grupos de Bumba-meu-boi de maior destaque no Maranhão, fundado há 22 anos, conhecido pela toada Esqueça, uma das mais tocadas nos arraiais. A apresentação está prevista para as 18h30.

Ainda no canto da cultura, quem abre a programação é o grupo de forró Raimundinho Pé no Chão, prometendo muita animação para o público. A brincadeira começa às 18h.

No domingo (3), no Parquinho da Litorânea, o Boi Novilho Branco movimenta o espaço com todos os tipos de sotaque, a partir das 18h30. Na abertura, o forró Raimundinho Pé no Chão leva um repertório variado com sucessos do ritmo, ao som de sanfona, zabumba e triângulo.

No próximo fim de semana, dias 8 e 10 de junho, a programação terá como atração principal o Boi Barrica no canto da cultura, e no Parquinho da Litorânea quem faz a festa do público é a Cia Encantar, com suas músicas e coreografias que retratam a riqueza e diversidade da cultura popular maranhense.

Temporada oficial

O São João de Todos 2018 começa oficialmente no dia 15 de junho, no circuito oficial formado pelos arraiais da praça Nauro Machado, praça Maria Aragão, Ipem e Vila Palmeira. Com seis atrações por noite em cada arraial, entre grupos de Bumba Meu Boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais, a programação segue até o dia 1º de julho.

Já os arraiais de bairros levarão alegria e tradição para o João Paulo, Bairro de Fátima, João de Deus, Liberdade, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel, Largo Santo Antônio (no período de 23 a 30 de junho), e Cohajap (de 1º a 13 de junho).

Programação prévias juninas
Dia 1º de junho (sexta-feira)
Canto da Cultura – Praia Grande, centro histórico
18h – Forró Raimundinho Pé no Chão
18h30 – Boi Pirilampo

Dia 3 de junho (domingo)
Parquinho da Litorânea
18h – Forró Raimundinho Pé no Chão
18h30 – Boi Novilho Branco

Dia 8 de junho (sexta-feira)
Canto da Cultura – Praia Grande, centro histórico
18h – Forró Raimundinho Pé no Chão
18h30 – Boi Barrica

Dia 10 de junho (domingo)
Parquinho da Litorânea
18h – Forró Raimundinho Pé no Chão
18h30 – Cia Encantar