HomeNotíciasSaúde Ações do Mutirão do Glaucoma na região de Pinheiro têm continuidade

Ações do Mutirão do Glaucoma na região de Pinheiro têm continuidade

Ações do Mutirão do Glaucoma na região de Pinheiro têm continuidade

O Governo do Maranhão dá continuidade à mais um ciclo de atendimentos do Mutirão do Glaucoma, neste fim de semana, em Pinheiro. A população de onze municípios da regional de saúde será atendida entre os dias 1º e 3 de junho. Durante o mutirão, o paciente passa por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular.

Nesta sexta-feira (1º), o atendimento do Mutirão do Glaucoma tem início, a partir das 8h, simultaneamente, nos municípios de Presidente Sarney e Alcântara. Ainda na sexta, no período da tarde, a partir das 14h, é a vez da população ser atendida nas cidades de Pinheiro e Bequimão.

Durante o mutirão na regional de saúde de Pinheiro, o atendimento será levado, também, para os municípios de Cedral, Mirinzal, Central do Maranhão, Turiaçu, Santa Helena, Pedro do Rosário e Peri- Mirim.

Para ser atendido o paciente precisa ter em mãos uma cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço. Após a consulta, se for detectado glaucoma, o paciente recebe medicamento gratuito e encaminhamento para tratamento. De caráter preventivo e assistencial, a busca ativa também identifica e trata outras patologias da visão, como catarata.

A estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é reduzir os casos de glaucoma no Maranhão e fortalecer o diagnóstico precoce dessa doença, que pode não apresentar sintomas aparentes, e, inclusive, causar cegueira irreversível. “A ação continua gerando inúmeros benefícios para a saúde da população. Estamos possibilitando uma vida mais saudável aos pacientes, e, para isso, disponibilizamos profissionais especializados para o acesso gratuito ao diagnóstico e tratamento do glaucoma”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Fatores de risco

Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos e procurar o mutirão para consulta. Mesmo sendo uma doença crônica e sem cura, o glaucoma é tratado com o uso de colírios, que controlam a pressão intraocular e impedem o avanço da doença.

Mutirão do Glaucoma na Regional de Saúde de Pinheiro

Sexta-feira (1º/06)
Manhã
Alcântara– Posto de Saúde Mangueiral, Avenida Principal (Na entrada da cidade)
Presidente Sarney– Posto de Saúde São Carlos, em frente à Semus

Tarde
Bequimão– Centro de Saúde de Bequimão, Rua Capitão José Castro, n.° 5, Centro
Pinheiro– Centro de Especialidade Médica Depinheiro, Rua Viriato Costa, S/N, Centro

Sábado (02/06)
Manhã
Cedral– UBS Nossa Senhora da Conceição, Avenida Mariano Victal de Negreiros, nº 1, Centro
Turiaçu– Hospital Municipal de Turiaçu, Avenida Santos Dumont (Na entrada da cidade)

Tarde
Santa Helena –
Hospital Municipal de Santa Helena
Central do Maranhão (16h às 18h)– Posto de Saúde Joaquim Antônio, Rua Feliberto Domingo, Centro
Mirinzal (14h às 16h)– UBS Maria José Gonçalves, Avenida Maria Firmina, S/N, Centro

Domingo (03/06)
Manhã
Pedro do Rosário– Hospital Municipal Pedro Cunha Mendes
Peri-Mirim– Posto São João (Posto da Sede), Praça Secundino Pereira, S/N, Portinho