Home Notícias Educação Coleta de dados do Censo Escolar inicia nesta quarta-feira (30)

Coleta de dados do Censo Escolar inicia nesta quarta-feira (30)

A primeira etapa da coleta de dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2018 terá início na próxima quarta-feira (30). Nessa fase, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) colherá informações detalhadas sobre escolas, turmas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica do país.

Os dados são informados por meio de Sistema Educacenso e o prazo estabelecido pelo INEP, conforme portaria nº 254, de 11 de abril de 2018, estende-se até o dia 31 de julho.

O Censo Escolar revela a situação da educação no país, subsidiando a elaboração, aplicação e avaliação das políticas públicas na área educacional, bem como a distribuição de recursos da União para estados e municípios, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de outros programas como Livro Didático, Alimentação Escolar, Dinheiro Direto na Escola, Transporte Escolar, entre outros.

Participam desse processo escolas das redes públicas e privadas, representadas legalmente por seus secretários de educação e gestores escolares.

“Competem aos diversos atores responsáveis pelas informações do censo escolar  dispensarem um olhar atento a todos os momentos do processo, de forma a se responsabilizarem cooperativamente, pois é a partir dessas declarações que relevantes indicadores educacionais são elaborados, viabilizando o planejamento de programas, projetos e estratégias educacionais tanto no âmbito estadual como no municipal”, ressaltou o  coordenador estadual do Censo Escolar na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Mário Alberto Xavier Gomes.

Mais informações podem ser obtidas na Coordenação Estadual do Censo Escolar no Maranhão, que orienta, acompanha e supervisiona toda a execução do processo censitário nas escolas de suas redes de ensino. Os contatos são: (98)3218-2324 / 98802-1628 ou pelos e-mails: estatisticama@inep.gov.br / marioaxg@educacao.ma.gov.br