Home Notícias Bióloga fala sobre combate à proliferação de caramujos africanos no Maranhão

Bióloga fala sobre combate à proliferação de caramujos africanos no Maranhão

Featured Video Play Icon

No último sábado (26), foi realizada uma força tarefa para combater a ocorrência de caramujos africanos que estão se proliferando no Maranhão. Para falar sobre a ação, a bióloga e Superintendente de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Secretaria de Meio Ambiente do Estado Janaina Dantas foi a entrevistada do programa Na Hora D desta segunda-feira (28).

Participaram das ações a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA), juntamente com as secretarias de Turismo e Cultura (SECTUR), Corpo de Bombeiros e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), realizando a coleta do molusco na área do Espigão da Ponta D’Areia, além de orientação sobre medidas educativas.

A estratégia de defesa para conter a proliferação desses moluscos é a catação manual, já foram realizados outros tipos de contenção, mas essa é a mais eficaz até o momento. Posteriormente, a ação se estenderá para outros bairros da capital e interior do Estado.

O caramujo africano é uma espécie de molusco terrestre tropical, originário do leste e nordeste da África. Foi mundialmente disseminado pela ação humana ligado a gastronomia, sendo utilizado como opção para o escargot, tanto na região da Tailândia, China, Austrália, Japão e recentemente no continente americano. A espécie é considerada uma das cem piores espécies invasoras do mundo, causando sérios danos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública.