Home Notícias Saúde Apenas 36% das crianças foram vacinadas contra gripe em Imperatriz

Apenas 36% das crianças foram vacinadas contra gripe em Imperatriz

Apenas 36% das crianças foram vacinadas contra gripe em Imperatriz

Até a última sexta-feira, 25, apenas 6.977 (36%) das crianças de seis meses a cinco anos de idade foram vacinada contra a gripe no município de Imperatriz. A campanha nacional de vacinação começou no dia 23 de abril e segue até o dia 1º de junho, e as crianças estão enquadradas dentro do grupos prioritários que necessitam ser imunizadas. De acordo com a Secretaria de Saúde de Imperatriz (Semus), a meta é vacinar 61.707 pessoas que fazem parte dos grupos preferenciais.

A coordenadora do Programa de Imunização, Socorro Ribeiro, ressalta que o número de crianças imunizadas no município ainda está baixo. Além deste grupo, as gestantes também apresentam uma porcentagem pequena dentro da cobertura vacinal: apenas 37% receberam a dose até agora. “Pedimos que os responsáveis pelas crianças ainda não vacinadas as levem até os pontos de vacinação e que as gestantes também se desloquem para serem vacinadas. Precisamos ter essas pessoas vacinadas, principalmente as crianças”, declarou Socorro.

Ainda segundo a coordenadora, os postos de saúde possuem a quantidade necessária para atender o número de pessoas que fazem parte dos grupos de risco. Nos 16 municípios que fazem parte da regional, foram alcançadas aproximadamente 90% da meta estipulada. Em todo o estado do Maranhão, cerca de 900 mil doses foram distribuídas e mais de 1 milhão de indivíduos vacinados.

Fazem também parte dos grupos prioritários: trabalhadores de saúde, puérperas (mulheres no pós-parto), idosos, professores e pacientes crônicos. Segundo o Núcleo de Controle de Doenças da Região, foram vacinadas contra gripe na cidade mais de 55 mil pessoas, e o órgão prevê a ampliação desse número até o final da campanha. Para o coordenador do Núcleo, Onivaldo Coutinho, o número de pessoas imunizadas até agora é satisfatório e está dentro do esperado. “Chegando na reta final da ação de vacinação, esperamos cumprir a meta proposta e pelo andamento da campanha, vamos conseguir”, afirmou Onivaldo.

Porcentagem de vacinados entre os grupos prioritários:

– Trabalhadores de saúde: 6.168 – 65%

–  Gestante: 1.359 – 37%

–  Puérperas: 628 – 104%

–  Idosos: 14.317 – 70%

– Professores: 2.005 – 83,33%

–  Pacientes crônicos – 4.717

– Total geral: 31.484 – 57%